domingo, 7 de maio de 2017

Secretaria de Agricultura de Santa Rita consegue ótimos resultados em apenas 120 dias de governo


A prefeitura de Santa Rita, através da secretaria de Agricultura desenvolve o projeto SISTEMINHA, com famílias da zona rural e áreas quilombolas do município. Em diversos povoados a agricultura familiar tem se desenvolvido e ajudado na geração de emprego e renda.

O Sisteminha consiste em um ciclo produtivo que envolve Horticultura, Aviário e Psicultura. Em Santa Rita - nesse primeiro momento, está sendo utilizado apenas o Aviário e a Horticultura. Os beneficiários obtém da prefeitura os equipamentos para as instalações dos canteiros e dos aviários, um auxiliar financeiro através do Banco do Povo, o suporte técnico para desenvolver a produção e o transporte para comercialização.

A secretaria de Agricultura, hoje sob o comando do vereador Berré e do adjunto Vava, disponibiliza técnicos para fazer o acompanhamento específico que cada produtor precisa para o trabalhar o Sisteminha. No caso das comunidades Sitio do Meio, Cariongo, Vila Fé em Deus e João Mendes, o acompanhamento tem sido feito pelo técnico Raimundo Nonato, e os resultados já podem ser notado.
" Antes do início do ano, eu perdia cerca de 20 frangos por lote, agora não, já aprendi como trabalhar e não tenho mais prejuízos " - Afirmou Sr Anselmo, produtor da Vila Fe em Deus. 




No povoado João Mendes, existe um produção inicial de flores ornamentais, que antes era apenas em caráter de colecionador, mas hoje, a produtora Rosa já consegue desenvolver uma técnica mais apurada, com isso iniciou a comercialização e aumentou a produção.



No Sitio do Meio, a produtora Ana Maria, já conseguiu cadastro junto ao PNAE, e sua produção além de ser comercializada na feira do produtor rural do município, também pode ser aproveitada como merenda escolar.
" Durante 4 anos eu fiquei parada sem produzir, mas agora, a partir de janeiro, comecei a trabalhar com o sisteminha e hoje consigo o sustento de minha família através de minha produção. " - Destacou dona Ana Maria.

Na comunidade Quilombola de Cariongo, a técnica de plantio aplicada no canteiro é o "lombamento". Uma técnica que ajuda no escoamento eficiente da água usada para irrigação, facilitando assim, o desenvolvimento das mudas.

Em apenas 120 dias de governo, a prefeitura conseguiu destravar as ações da agricultura, os alimentos produzidos hoje no município, são comercializados na própria cidade e vem ajudando associações e produtores individuais a retomarem suas linhas de produção de forma mais profissional e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário