sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prefeitura de Santa Rita inicia o processo para a conquista do Selo Palmares de Igualdade Racial



A prefeitura de Santa Rita através da secretaria de Igualdade Racial iniciou o processo de mapeamentos das comunidades quilombolas para conseguir o Selo Palmares.

A Fundação Cultural Palmares (FCP) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), seu objetivo é promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

A Palmares desenvolve suas ações com base no texto da Constituição Federal no artigo 215 de 1998, que assegura que o "Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras, e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional".

Em Santa Rita, existem várias comunidades quilombolas que  precisam de reconhecimento e incentivos para valorização e continuidade da identificação oriunda das raízes.  Recentemente a Secretaria de Igualdade Racial, iniciou o trabalho de mapeamento dessas comunidades , tirando-as do anonimato e as registrando.



O secretário Irmão Lourinaldo juntamente com o adjunto Davison Juan, catalogaram as comunidades anônimas e já desenvolveram junto aos órgãos competentes o processo de reconhecimento para aquisição do Selo Palmares. O prefeito Hilton Gonçalo garantiu no período das eleições o resgate das manifestações culturais e religiosas, bem como a valorização das comunidades quilombolas, agora, no início do mandato, o prefeito mais promissor da Região do Munim da início a concretização de sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário